Faculdade São Luís - Site
Home Matrícula Cursos Núcleos Tutoria Área do Aluno

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/saoluis/webapps/ROOT/posgraduacao/db.php on line 6

Curso: Psicomotricidade e Educação Especial

Estrutura: Clique Aqui

Coordenador do Curso: Sandra Lúcio Vellosa

Concepção do Curso

Proporcionar aos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, subsídios para que possam aprimorar seus conhecimentos sobre a psicomotricidade nas diferentes etapas do desenvolvimento humano.

Objetivo do Curso

Apresentar a abordagem inter e multidisciplinar objetivada por diferentes áreas da educação e saúde, especialmente no que tange às múltiplas perspectivas geradas sobre o desenvolvimento humano, seus cuidados e transtornos.
Apresentar diversos enfoques sobre a inter-relação existente entre movimento e aprendizagem, bem como estimular o desenvolvimento psicomotor.
Compreender a ampla gama de contribuições que a Educação Especial pode oferecer no trabalho de intervenção relacionado às dificuldades psicomotoras do indivíduo.

ESTRUTURA

MÓDULO I - Metodologia Científica e do Ensino Superior

MÓDULO II – A Psicomotricidade e o desenvolvimento humano

Ementa: História da Psicomotricidade: sua origem, conceitos e definições. Conteúdo epistemológico da psicomotricidade. Filogênese, ontogênese e retrogênese do ser humano. Etapas do desenvolvimento humano. A linguagem corporal e as relações culturais.

MÓDULO III – Bases Anátomo-Psico-Neurológicas da Psicomotricidade
Ementa: Organização funcional do corpo humano. Neuroanatomia Funcional do Sistema Nervoso. Aspectos mecânicos da organização psicomotora. Teorias e movimentos da Psicomotricidade. Vertentes da Psicomotricidade. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.

MÓDULO IV – Psicomotricidade
Ementa: Fundamentos da Psicomotricidade. Psicomotricidade e Neonatologia. Diagnóstico, intervenção e avaliação. Diferentes abordagens da Psicomotricidade. Investigação e função do psicomotricista. Psicomotricidade terapêutica. Psicomotricidade relacional. Educação psicomotora. Psicomotricidade na Educação Infantil. Psicomotricidade no Ensino Fundamental.

MÓDULO V – Psicomotricidade e Educação Especial
Ementa: Psicomotricidade para portadores de necessidades educacionais especiais. Prática psicomotora. Concepção e influência da hereditariedade e do ambiente no desenvolvimento humano. Desenvolvimento da linguagem nos primeiros anos de vida. Aspectos da maturação cognitiva. Aspectos cognitivos: memória, atenção e motivação. Inteligência emocional. Aspectos psicossociais. Aspectos educacionais. Educação Psicomotora e projetos especiais.

MÓDULO VI – Educação Psicomotora
Ementa: Psicomotricidade e os problemas de aprendizagem. Desenvolvimento físico inicial e da primeira infância. Desenvolvimento motor. Corpo e movimento na escola. Testes de avaliação do desenvolvimento. Educação Psicomotora. Ensino e avaliação no processo de aprendizagem do movimento. Desenvolvimento cognitivo, linguístico e patologias. Linguagem falada. Linguagem não-verbal. Linguagem escrita, alfabetização e leitura. Grafomotricidade. Psicomotricidade na Educação Física e no esporte. Transtornos da Aprendizagem. Currículo em movimento. Família e ética.

Investimento

Matrícula: verificar condições no contrato ao lado
Mensalidade: verificar condições no contrato ao lado

Matrículas
Informações e ficha de matrícula on-line

Cursos Disponíveis
Curso Psico Clínica
Curso Ed.Especial (600h)

Autorização MEC