Faculdade São Luís - Site
Home Matrícula Cursos Núcleos Tutoria Área do Aluno

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/saoluis/webapps/ROOT/posgraduacao/db.php on line 6

Curso: Psicopedagogia Clínica

Estrutura: Clique Aqui

Coordenador do Curso: Profa. Dra. Valéria Aparecida Chechia

E-mail: psicopedagogia@saoluis.edu.br

Concepção do Curso

A Psicopedagogia Clínica é uma especialização que proporciona o desenvolvimento e o aprofundamento de conhecimentos, no processo de aprendizagem e intervenção, ao profissional com graduação em pedagogia, psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, entre outras licenciaturas. O curso oferece fundamentos teóricos e práticos para que o psicopedagogo clínico possa atuar de forma competente e sólida com crianças e jovens com problemas escolares, auxiliando-os na superação das dificuldades de aprendizagem e proporcionando um desenvolvimento da aprendizagem satisfatório para a vida escolar.

Objetivo do Curso

Geral

Promover a formação de um especialista com conhecimentos teóricos e práticos em Psicopedagogia Clínica, para atuar de modo ético e reflexivo, com fundamentação científica acumulada e em desenvolvimento, possibilitando ao aluno a capacidade de compreender sua atuação, priorizando o enfoque clínico.

Específico

Desenvolver habilidades e competência no especialista em Psicopedagogia Clínica para ser capaz de:

Aprofundar os seus conhecimentos no âmbito da Psicopedagogia Clínica acerca da prática profissional; nesse processo possibilitar que o aluno: possa compreender e interpretar as áreas de conhecimentos necessárias para a atuação junto à criança com dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem no âmbito da clínica; realizar o diagnóstico psicopedagógico, analisando e interpretando as questões da aprendizagem humana para o desenvolvimento de uma metodologia de intervenção; desenvolver um posicionamento profissional, buscando as relações e implicações dos fundamentos teóricos estudados para a construção de uma visão crítica frente aos problemas de aprendizagem.

Perfil do Egresso

O curso visa a formar um especialista em Psicopedagogia Clínica com um perfil generalista, humanista e crítico, habilitado para atuar com os processos de aprendizagem e suas dificuldades, de forma interventiva junto às crianças, aos adolescentes ou adultos.

Sobre o Curso

Duração: 12 meses [Encontros mensais]
Período: SÁBADOS
Horário: 8h às 14h
Carga Horária: 468 horas

PÚBLICO-ALVO

Pedagogos e Graduados com Licenciatura em Geral, com especialização em Psicopedagogia Institucional, Psicólogos com bacharelado e Licenciatura, Fonoaudiólogos e Terapeutas Ocupacionais com formação com ênfase na área da educação.

METODOLOGIA

1) O curso tem duração de 12 meses e será desenvolvido na Modalidade EAD. Os alunos contarão com o apoio dos professores e de tutores, com aulas presenciais dedicadas ao conteúdo das diretrizes e com atendimentos a crianças com dificuldades de aprendizagem, supervisionados por Psicopedagogos

Clínicos. A concepção de ensino-aprendizagem adotada respalda-se na interação entre os participantes do curso (aluno-professor, aluno-aluno, tutor-aluno). Essa interação pode ser sincrônica, por meio de chats, ou assincrônica, no ambiente virtual específico do curso.

2) O material didático inclui Manual do Aluno, Guia que contém orientações para a navegação no sistema e material de apoio postado no ambiente virtual de aprendizagem. Durante o desenvolvimento do curso, os alunos deverão fazer as leituras indicadas e realizar as tarefas propostas, dentro de prazos previamente estabelecidos em cronograma.

3) Os encontros presenciais para o curso de Psicopedagogia Clínica são destinados à apresentação do conteúdo das diretrizes e à supervisão de estágios em grupos de 10 alunos, com especialistas em Psicopedagogia Clínica. O curso contempla doze encontros presenciais mensais, para desenvolvimento da teoria e supervisão de estágio.

4) O Estágio compreende supervisão e atendimento clínico a uma criança com dificuldade de aprendizagem.

a) Supervisão de Estágio: o aluno tem duas modalidades de supervisões: a presencial e a on line por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Plataforma Moodle). A Supervisão presencial é desenvolvida por meio de seis encontros mensais, e a Supervisão on line é desenvolvida semanalmente por meio do ambiente virtual de aprendizagem, com um tutor especialista em Psicopedagogia Clínica e com experiência profissional.

b) Atendimento Clínico: é desenvolvido com uma criança com dificuldades de aprendizagem. O aluno tem a opção de realizar o atendimento individualmente ou em dupla.


EIXOS TEMÁTICOS

Atendendo às diretrizes básicas da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), o curso está organizado em duas abordagens: Teoria e Prática.

360 HORAS: Carga horária teórica referente à concentração específica da especialidade.

MÓDULO 1: A Especificidade e a Conceituação da Psicopedagogia Clínica

• Contextualização da Psicopedagogia Clínica: histórico, objeto de estudo, campo de atuação e interface com outras áreas
• Princípios Éticos e Competências Psicopedagógicas
• Metodologia Científica

• Metodologia da Pesquisa Científica oferece subsídios para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O TCC terá por base um estudo de caso de uma criança com dificuldade de aprendizagem que o aluno acompanha durante o curso.


MÓDULO 2: Psicopedagogia Clínica e as Áreas de Conhecimento

• Desenvolvimento Humano e o Processo de Aprendizagem
• Contribuições da Psicanálise para a Psicopedagogia Clínica
• A Relação Família-Escola e o papel das Representações e Expectativas na aprendizagem escolar
• Fundamentos do Pensamento Matemático
• Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática
• Os Jogos como Práticas Psicopedagógicas para o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático


MÓDULO 3: Leitura, Escrita e Autoria no Cenário da Psicopedagogia Clínica

• Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem
• Leitura: estratégia discursiva para a construção do sentido e a produção de textos
• A produção textual: um Olhar Psicopedagógico e Social sobre a Questão
• A Autoria, os Portadores de Textos e o Trabalho com a Escrita


MÓDULO 4: Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica Clínica

• Organização do Trabalho Psicopedagógico Clínico
• Fundamentos Teóricos e Práticos do Diagnóstico Psicopedagógico
• Avaliação Psicopedagógica da Aprendizagem e os Instrumentos Técnicos
• Fundamentos Teóricos e Práticos da Intervenção


108 HORAS - Carga horária de prática psicopedagógica clínica referente à concentração específica do estágio

• Supervisão Clínica Psicopedagógica
• Atendimento Psicopedagógico Clínico


MATRÍCULA

Para efetuar a matrícula, o interessado deve seguir as seguintes orientações:
1) Preencher o formulário digital de matrícula ao final desta página ou na área de matrícula e imprimir o comprovante de matrícula ao término do preenchimento da inscrição.
2) Ou Preencher o formulário de matrícula junto ao Gestor do Núcleo de Apoio.

Para a efetivação de sua matrícula no curso de Pós-Graduação da Faculdade São Luís, serão exigidos os seguintes documentos:

• 1 foto 3x4 (recente)
• Xerox do CPF
• Xerox do RG
• Xerox da certidão de nascimento ou casamento
• Xerox do Histórico Escolar (Curso Superior)
• Xerox autenticada do diploma de Curso Superior
• Xerox do comprovante de residência;
• Ficha de matrícula preenchida
• 2 vias do contrato assinadas Clique aqui e imprima o contrato para o curso de Psicopedagogia Clínica).
• Enviar xerox do boleto bancário com autenticação de pagamento da inscrição
• Cópia do curriculum vitae (resumido); cópia autenticada do Diploma de Psicopedagogia Institucional e Exposição sumária das razões que levaram o candidato a inscrever-se no curso (no máximo duas laudas).


Obs.: Em caso de o aluno possuir o Diploma de Psicopedagogia Institucional que não seja da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal, exige-se cópia do Conteúo Programático do Curso.

Investimento

Matrícula: verificar condições no contrato ao lado
Mensalidade: verificar condições no contrato ao lado

Estrutura Curricular

Eixos Temáticos
MÓDULO 1: A Especificidade e a Conceituação da Psicopedagogia Clínica

» Contextualização da Psicopedagogia Clínica: histórico, objeto de estudo, campo de atuação e interface com outras áreas
» Princípios Éticos e Competências Psicopedagógicas
» Metodologia Científica
» Metodologia da Pesquisa Científica oferece subsídios para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O TCC terá por base um estudo de caso de uma criança com dificuldade de aprendizagem que o aluno acompanha durante o curso.

MÓDULO 2: Psicopedagogia Clínica e as Áreas de Conhecimento

» Desenvolvimento Humano e o Processo de Aprendizagem
» Contribuições da Psicanálise para a Psicopedagogia Clínica
» A Relação Família-Escola e o papel das Representações e Expectativas na aprendizagem escolar
» Fundamentos do Pensamento Matemático
» Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática
» Os Jogos como Práticas Psicopedagógicas para o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático

MÓDULO 3: Leitura, Escrita e Autoria no Cenário da Psicopedagogia Clínica

» Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem
» Leitura: estratégia discursiva para a construção do sentido e a produção de textos
» A produção textual: um Olhar Psicopedagógico e Social sobre a Questão
» A Autoria, os Portadores de Textos e o Trabalho com a Escrita

MÓDULO 4: Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica Clínica

» Organização do Trabalho Psicopedagógico Clínico
» Fundamentos Teóricos e Práticos do Diagnóstico Psicopedagógico
» Avaliação Psicopedagógica da Aprendizagem e os Instrumentos Técnicos
» Fundamentos Teóricos e Práticos da Intervenção

MÓDULO 5: 108 HORAS - Carga horária de prática psicopedagógica clínica referente à concentração específica do estágio

» Supervisão Clínica Psicopedagógica
» Atendimento Psicopedagógico Clínico

Matrículas
Informações e ficha de matrícula on-line

Cursos Disponíveis
Curso Psico Clínica
Curso Ed.Especial (600h)

Autorização MEC