Faculdade São Luís - Site
Home Matrícula Cursos Núcleos Tutoria Área do Aluno

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/saoluis/webapps/ROOT/posgraduacao/db.php on line 6

Curso: Educação Escolar: Desafios do Cotidiano na sala de Aula

Estrutura: Clique Aqui

Coordenador do Curso: Profa. Dra. Valéria Aparecida Chechia

E-mail: educacaoescolar@saoluis.edu.br

Concepção do Curso

É um curso de especialização que lida com os princípios da Psicologia Escolar e da Psicologia Educacional aplicada. A capacidade de estabelecer boas relações pessoais com o aluno, assim como uma boa compreensão do assunto a ser ensinado são condições necessárias para a prática docente. Porém, muitos cursos de formação de professores estão voltados mais para as práticas pedagógicas, preocupados com a preparação dos professores para os assuntos a serem ensinados. Decorrente disso o curso é centrado no conhecimento dos comportamentos, dos distúrbios psicossociais e emocionais que alteram negativamente o cotidiano da sala de aula. Ainda, o curso está inserido na atuação do professor como uma área de conhecimento que visa à redução de conflitos gerados pela relação professor-aluno, relação aluno-aluno, relação família-escola. Por esse motivo ele é importante, uma vez que possibilita ao professor conhecer e aprender estratégias de ação para lidar com os problemas que ocorrem no dia-a-dia da sala de aula, que não são do âmbito da aprendizagem, mas impedem, em muitos casos, que essa aconteça.

Objetivo do Curso

Desenvolver habilidades e competência no professor para ser capaz de: - conhecer e aprofundar os seus conhecimentos acerca da escola, do aluno e dos pais na vida escolar do filho; - compreender os comportamentos sociais, os distúrbios psicossociais e emocionais do aluno que podem alterar, em muitos casos, a dinâmica do cotidiano da sala de aula; - se relacionar com os alunos de forma satisfatória e prestar-lhes mais auxílio para a solução dos conflitos do cotidiano da sala de aula; - adquirir um sentimento de segurança para desenvolver relações positivas com os alunos; - conhecer o aluno tanto a situação normal da sala de aula, quanto nas situações de conflitos; - desenvolver um posicionamento profissional, buscando as relações e implicações dos fundamentos teóricos estudados para a construção de uma visão crítica frente à realidade do cotidiano da sala de aula;

Perfil do Egresso

O curso visa formar um especialista com um perfil generalista, humanista e crítico, habilitado para atuar com as relações sociais do cotidiano da sala de aula. Alem disso, um especialista com capacidade para se relacionar com os alunos e inspirá-los para valores e idéias democráticos de nossa sociedade, promovendo o desenvolvimento de ajustamento social, assim como de caráter e atitudes corretas.
Público Alvo
Educação Básica: Professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Diretores, Coordenadores e Psicólogos.

Investimento

Matrícula: verificar condições no contrato ao lado
Mensalidade: verificar condições no contrato ao lado

Estrutura Curricular

Eixos Temáticos
1º Módulo: Métodos e Técnicas de Pesquisa Científica e Metodologia do Ensino Superior
2º Módulo: Contextualização da educação escolar: escola, professores e pais na vida escolar do aluno.
3º Módulo: Comportamentos e Distúrbios Psicossociais do Aluno nas Relações Escolares
4º Módulo: Problemas no Cotidiano Escolar: Estratégias de Ação e Orientação ao Professor

Matrículas
Informações e ficha de matrícula on-line

Cursos Disponíveis
Curso Psico Clínica
Curso Ed.Especial (600h)

Autorização MEC