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Curso: Educação Especial: Deficiência Intelectual

Estrutura: Clique Aqui

Coordenador do Curso: Profa Mestre Sandra Cristina Lúcio Vellosa

E-mail: educacaoespecial@saoluis.edu.br

Concepção do Curso

Os cursos da área de Educação Especial, de acordo com as tendências atuais, adotam a abordagem da inclusão educacional de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), veiculando a fundamentação que tal abordagem requer.

A partir de 2008, a estrutura curricular foi reformulada, visando atender a demanda por aprofundamento em temas específicos, constituídos por NEE ligadas a diferentes condições. Assim, passam a ser oferecidos três cursos, de base comum, voltados respectivamente para a inclusão educacional de pessoas com deficiência auditiva, mental e visual, o que garante a oportunidade de discussão pormenorizada sobre o trabalho de educação inclusiva em cada situação.

Os cursos são marcados pela ênfase educacional, e não clínica, ao estudo das implicações de diversas NEE, embora considerando a interface da Educação Especial com outras áreas de estudo, ligadas à saúde.

Além disso, há uma constante preocupação em viabilizar a operacionalização dos conteúdos a serem estudados, proporcionando discussão a respeito de instrumentos para a atuação profissional junto às pessoas com NEE, não se restringindo à análise teórica.

Consoante com as principais discussões atuais envolvendo a formação de educadores, a proposta dos cursos está pautada na construção de uma perspectiva científica, desenvolvendo a postura de profissional pesquisador em Educação Especial, que deverá refletir-se também na produção de trabalhos de conclusão de curso oriundos da reflexão sobre o vínculo teoria-prática.

Objetivo do Curso

Constitui objetivo geral dos cursos de especialização da área de Educação Especial:

Identificar, analisar e discutir criticamente os fundamentos e as implicações do trabalho de educação inclusiva com diferentes Necessidades Educacionais Especiais (NEE), particularmente nos casos de deficiência auditiva operacionalizando os conteúdos estudados, como instrumentos para a atuação profissional nesse contexto, na medida em que se constrói uma perspectiva científica, e se desenvolve a postura de profissional pesquisador em Educação Especial, baseada na reflexão sobre o vínculo teoria-prática.

Investimento

Matrícula: verificar condições no contrato ao lado
Mensalidade: verificar condições no contrato ao lado

Estrutura Curricular

Eixos Temáticos
1º Módulo: Métodos e Técnicas de Pesquisa Científica e Metodologia do Ensino Superior
2º Módulo: Fundamentos Teóricos e Políticos da Educação Especial – Área de Deficiência Intelectual
3º Módulo: Deficiência Intelectual: Implicações para a Prática Educativa
4º Módulo: Ação Pedagógica em Deficiência Intelectual

Matrículas
Informações e ficha de matrícula on-line

Cursos Disponíveis
Curso Psico Clínica
Curso Ed.Especial (600h)

Autorização MEC