Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/saoluis/webapps/ROOT/config/database.php on line 8
  Núcleo de Graduação
 
Estrutura Curricular  
Perfil do Egresso  
     
     
Filosofia
   
voltar
   
Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 4.528, de 23-12- 2005
Período: Noturno
Duração: 3 anos
Coordenador: Profa. Ms Neusa Maria F. dos Santos
E-mail: filosofiagraduacao@saoluis.br
   

Objetivos

Os objetivos do Curso podem ser definidos da forma a seguir:

• Formar cidadãos responsáveis dentro dos princípios que fundamentam a práxis da Faculdade de Educação São Luís.

• Formar profissionais na área de Filosofia que possam atuar de forma competente e autônoma nos seguintes setores:

A) Ensino: enquanto professor, o profissional de Filosofia deve ter domínio sobre a História da Filosofia, ter uma atitude de constante investigação e reflexão crítica, sendo capaz de criar com os alunos uma relação fecunda que vise a revalorização da "humanidade do homem". O investimento nos valores humanos implica no conhecimento de métodos de educação que considerem as potencialidades e capacidades individuais dos alunos, resgatando, assim, a tradição do filósofo-educador.

B) Pesquisa: enquanto pesquisador, o profissional de Filosofia deve estar preparado para desdobrar seus esforços em, no mínimo, dois sentidos: o domínio de teorias que enriqueçam sua relação com os alunos em sala de aula, por um lado, e, por outro, o enfrentamento do desafio teórico lançado pelas realidades emergentes, ou seja, o envolvimento direto na produção de novos conhecimentos. No primeiro sentido, trata-se do professor-pesquisador. No segundo, trata-se do pesquisador-cidadão.

C) Exercício da Cidadania: enquanto cidadão, o profissional de Filosofia deve estar apto a levar os ensinamentos filosóficos para as situações da sua vida, tanto no que tange ao aspecto social, quanto ao aspecto político, existencial, religioso e outros, com o fim de levar a essas situações o olhar totalizante da Filosofia. Nesse sentido, o profissional de Filosofia é um cidadão participante, questionador e atento aos problemas sócio-políticos.

• Difundir a cultura filosófica através da criação de espaços, núcleos, que permitam a associação da Filosofia com outras áreas do conhecimento e com outras instituições, tanto nas suas formas tradicionais quanto nas suas formas alternativas.

Mercado de Trabalho

O curso de Licenciatura em Filosofia da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal com o foco na docência, o assume o desafio de formar professores que sejam capazes de despertar as novas gerações não apenas para o campo do desenvolvimento científico, tecnológico e industrial da sociedade brasileira, mas também para o campo da reflexão crítica dos problemas sociais, culturais, políticos, econômicos e existenciais vividos pelo povo brasileiro.

É enquanto compreensão crítica e radical da totalidade que a Filosofia se realiza. Sua tarefa não se confunde com a solução de problemas de quaisquer natureza, mas com a elaboração conceitual e tematização de problemas fundamentais, a partir de procedimentos sistemáticos e racionais. O mundo, a natureza, o outro, a cultura, Deus, a ciência, a humanidade e suas formas de vida e condições sociais de produção e de reprodução constituem expressões inteligíveis, sobre as quais se debruça o pensamento filosófico.

Constituindo-se como um tipo ofício, a Filosofia se efetiva também como superação da consciência ingênua que não consegue compreender as determinações da realidade exterior, do ponto de vista das condições que a produzem. Se de um lado, para a consciência ingênua, o mundo objetivo não se constitui como um referente, pois acredita que suas idéias têm origem em si mesmo; por outro lado, para a consciência filosófica, sem que se compreenda tanto do ponto de vista teórico quanto do ponto de vista histórico as condições de possibilidade do próprio raciocínio, não é possível nenhuma compreensão racional do mundo.

Nesse sentido, a Filosofia é eminentemente atividade teórica de reflexão e de crítica sobre a realidade em que os seres humanos estão inseridos, e também das diversas relações em que estão envolvidos, material e afetivamente, em um diálogo ininterrupto com as múltiplas expressões que aí se constituem como locus de inteligibilidade e de produção do humano.

   
topo voltar

Warning: include(include/footer.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/saoluis/webapps/ROOT/template.php on line 50

Warning: include(include/footer.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/saoluis/webapps/ROOT/template.php on line 50

Warning: include(): Failed opening 'include/footer.php' for inclusion (include_path='.:/opt/remi/php56/root/usr/share/pear:/opt/remi/php56/root/usr/share/php:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /home/saoluis/webapps/ROOT/template.php on line 50