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Objetivos
Os objetivos do Curso podem ser definidos da forma a seguir:
• Formar cidadãos responsáveis dentro dos princípios que fundamentam a práxis da Faculdade de Educação São Luís.
• Formar profissionais na área de Filosofia que possam atuar de forma competente e autônoma nos seguintes setores:
A) Ensino: enquanto professor, o profissional de Filosofia deve ter domínio sobre a História da Filosofia, ter uma atitude de constante investigação e reflexão crítica, sendo capaz de criar com os alunos uma relação fecunda que vise a revalorização da "humanidade do homem". O investimento nos valores humanos implica no conhecimento de métodos de educação que considerem as potencialidades e capacidades individuais dos alunos, resgatando, assim, a tradição do filósofo-educador.
B) Pesquisa: enquanto pesquisador, o profissional de Filosofia deve estar preparado para desdobrar seus esforços em, no mínimo, dois sentidos: o domínio de teorias que enriqueçam sua relação com os alunos em sala de aula, por um lado, e, por outro, o enfrentamento do desafio teórico lançado pelas realidades emergentes, ou seja, o envolvimento direto na produção de novos conhecimentos. No primeiro sentido, trata-se do professor-pesquisador. No segundo, trata-se do pesquisador-cidadão.
C) Exercício da Cidadania: enquanto cidadão, o profissional de Filosofia deve estar apto a levar os ensinamentos filosóficos para as situações da sua vida, tanto no que tange ao aspecto social, quanto ao aspecto político, existencial, religioso e outros, com o fim de levar a essas situações o olhar totalizante da Filosofia. Nesse sentido, o profissional de Filosofia é um cidadão participante, questionador e atento aos problemas sócio-políticos.
• Difundir a cultura filosófica através da criação de espaços, núcleos, que permitam a associação da Filosofia com outras áreas do conhecimento e com outras instituições, tanto nas suas formas tradicionais quanto nas suas formas alternativas.
Mercado de Trabalho
O curso de Licenciatura em Filosofia da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal com o foco na docência, o assume o desafio de formar professores que sejam capazes de despertar as novas gerações não apenas para o campo do desenvolvimento científico, tecnológico e industrial da sociedade brasileira, mas também para o campo da reflexão crítica dos problemas sociais, culturais, políticos, econômicos e existenciais vividos pelo povo brasileiro.
É enquanto compreensão crítica e radical da totalidade que a Filosofia se realiza. Sua tarefa não se confunde com a solução de problemas de quaisquer natureza, mas com a elaboração conceitual e tematização de problemas fundamentais, a partir de procedimentos sistemáticos e racionais. O mundo, a natureza, o outro, a cultura, Deus, a ciência, a humanidade e suas formas de vida e condições sociais de produção e de reprodução constituem expressões inteligíveis, sobre as quais se debruça o pensamento filosófico.
Constituindo-se como um tipo ofício, a Filosofia se efetiva também como superação da consciência ingênua que não consegue compreender as determinações da realidade exterior, do ponto de vista das condições que a produzem. Se de um lado, para a consciência ingênua, o mundo objetivo não se constitui como um referente, pois acredita que suas idéias têm origem em si mesmo; por outro lado, para a consciência filosófica, sem que se compreenda tanto do ponto de vista teórico quanto do ponto de vista histórico as condições de possibilidade do próprio raciocínio, não é possível nenhuma compreensão racional do mundo.
Nesse sentido, a Filosofia é eminentemente atividade teórica de reflexão e de crítica sobre a realidade em que os seres humanos estão inseridos, e também das diversas relações em que estão envolvidos, material e afetivamente, em um diálogo ininterrupto com as múltiplas expressões que aí se constituem como locus de inteligibilidade e de produção do humano. |